quarta-feira, 26 de maio de 2010

Rybka 4 Download



Agora sim, a engine mais forte do universo está disponível para download.

Aproveitem:

DOWNLOAD

Link Atualizado em 11.04.2012

Por ThiagoSF

60 comentários:

A ERA DOS CHOCOLATES disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Tem que baixar o Rybka 3 antes de baixar o Rybka 4 né?

Thiago Ferreira disse...

Sim, amigão. É o seguinte: existe o PROGRAMA(também chamado de GUI) e a ENGINE(motor).
GUI pode ser Fritz, Rybka, qualquer um. Eles variam de tamanho, mas geralmente maiores que 500 MB.
Esse post traz a ENGINE Rybka 4 que é bem pequena. Geralmente as enguines são pequenas.

Valeu.

Unknown disse...

Como faz para instalar essa engine?Pq parece que é somente para linux

Thiago Ferreira disse...

Você não irá executar a engine como se fosse um programa normal, será através do menu do Fritz12. Na parte de cima tem a opção ENGINE, lá você encontrará a opção "NEW ENGINE UCI", clique nela, em seguida abrirá uma caixa onde você poderá instalar a engine.

Você precisa saber se seu sistema é 32 BIT ou 64 BIT, pois como você pode notar existem 4 engines neste pacote. Duas são para 64 e duas para 32. Lembrando que as que tem SS42 no nome, são para processadores antigos.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, deixa comentário novamente.

Valeu.

Unknown disse...

Ow vlw pela ajuda.Só uma dúvida: onde posso baixar books como Mapanare 1.0 e Zeeman 3.4 final pq eu num achei aki.
Flw

Thiago Ferreira disse...

Que bom que ajudou.

Cara, quanto aos books que você pergunta, o Mapanare 1.0 parece ser privado. o link do Zeeman 3.4 Final é esse: http://www.zshare.net/download/7728105891909f25/

O blog anda meio desatualizado, mas vou tentar atualizar os books mais novos.

Valeu.

Unknown disse...

Vlw cara!!Tenho mais uma dúvida: meu pc não é muito bom, o processador é dual core,2 gb de mémoria e 2,00 Ghz e eu uso rybka 64 bits com o kraken GT2+.Tem algo a mais que posso baixar para deixar meu programa ainda mais forte?

Thiago Ferreira disse...

Cara, a dica que posso dar é pra você testar outros books e fique atento à lista dos melhores books. Vou atualizar a lista mais tarde. Tenho tido pouco tempo pra cuidar do blog.

Valeu.

Unknown disse...

E aee Thiago, blz?

Achei mto interessante seu
os comentários. Consegui aprender mta coisa.

Se puder, gostaria que me desse outras explicações.

Eu uso o programa Fritz 12 e, pelo que vi, ele pode ficar muito mais forte se colocarmos outras engines. No caso, considero a Rybka 4 a mais forte? Está correto? O q vc acha?

Gostaria que me explicasse como funciona esse negócio dos livros. Como eu poderia deixar o programa ainda mais forte? Como fazer?

Valeu!!!

Thiago Ferreira disse...

Opa Wilson. O programa pode ficar mais forte sim. Existem muitos fatores que pode influenciar isso. O primeiro é a qualidade do seu computador. Quando mais potente for o seu processador, mais potente será o seu programa de xadrez. Eu costumo dizer que tem que ser um casamento perfeito entre processador, engine e book. Encontre um bom book, descubra se ele é bom de Brancas e de Pretas. Às vezes é preciso usar um book pra jogar de brancas e outro pra jogar de pretas. Isso requer muitos testes. Rybka 4 é muito forte, mas fique atento as atualizações de Firebird, IvanHoe, pois são muito boas.

Valeu

Unknown disse...

Vlw, Thiago.

Notei que vc disponibiliza alguns books. Se eu quisesse experimentar um deles, como teria que fazer?

É só baixar o arquivo, descompactar o conteúdo e procurar pelo arquivo descompactado (database) através do meu programa (Fritz 12 - Achei esta opção na aba "training"). Seria isto?

T+

Thiago Ferreira disse...

Pois é, amigo. Na verdade eu reciso atualizar a lista de books. Existem uns mais atuais disponíveis. Até o final de semana tentarei atualizar aqui.

Quando a maneira de carregar o book, vou fazer um post aqui no blog sobre carregar engines e books.

Abraços.

Unknown disse...

Alguém sabe onde posso achar a engine robolitto 999 tbeta5

Pub das Ilusões disse...

Eu não consigo carregar os livros que faço download para dentro do fritz 12, você pode me ajudar. O formato dos arquivos não é o mesmo, o que faço?

Pub das Ilusões disse...

Eu não consigo carregar os livros que faço download para dentro do fritz 12, você pode me ajudar. O formato dos arquivos não é o mesmo, o que faço?

Thiago Ferreira disse...

Jader, Taylor

Fiz um post pra responder às suas dúvidas. Espero que ajude.

Abraço.

Pub das Ilusões disse...

Cara, qual o melhor livro para jogar com a engine do rybka 4, (eu joguei com a engine do rybka e o book akyla) e ele ganhou do programa que estava com o book original do rybka.

Tem algum book que tu aconselharia? um ainda melhor do que o akyla.
valeu, abraço

Thiago Ferreira disse...

Cara, dá uma olhada no Ranking de Books aqui do lado direito do blog. Você baixa os que estiverem disponíveis (pois alguns são privados) e testa.

Valeu.

Unknown disse...

Caro, amigo Thiago. boa noite!
gostaria de baixar o rating de book "Hitman 5.2" nao esta ativado.. todos estao privados. como faço pegar?

aguaro remessa.

um grande abraço!

Thiago Ferreira disse...

Olá Rogério, você refere-se à lista dos melhores books que postei do lado direito do blog?

Bom, esta é apenas uma lista, não são links.

A maioria destes books do último torneiro são privados, ou seja, os autores não liberaram eles pra download público. Infelizmente não estão disponíveis. Pelo menos por enquanto.

Mas se você aceita uma dica: baixe o book 1337chessf61. Ele ficou em quinto lugar no último torneiro, porém com o nome 1336chessf54. Este 61 já é a atualização depois do torneiro. É um excelente book.

Aproveite.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contado.

Abraço.

victor disse...

ola amigo, como faço para deixar o programa ribka 3 imbativel? existe uma maneira? eu uso o engine ribka 4w32 e o book chacal III.

Thiago Ferreira disse...

victor. Existem muitas coisas que fazer o programa ser mais forte:

1. Precisa ter um bom processador;
2. Precisa uasr uma boa engine;
3. Precisa de um bom book;

Só existe uma forma de você ser imbatível: Ter o melhor processador do mundo, a melhor engine e o melhor book. Isto é possível? Não porque todos os equipamentos sçao feitos para o acesso de todos.

Sei como fazer um programa ser forte.

Use sempre a engine que tiver em primeiro lugar nos testes. Atualmente é a Houdini 1.5a. Mude pra ela. Quando ao book Chacal III, eu ainda não o testei. Mas conheço o Terminator, o 1337chess F61, são bons livros.

Acontece que mesmo que você use um bom book, sempre aparece uma linha de jogadas que supera ele. Por isso o mundo do xadrez no computador é tão fascinante.

Se você perder uma partida, você pode adicionar o jogo ao book e fazer com que o programa não perca novamente. Pode analisar os jogos perdidos e encontrar a jogada fraca e evitar que ela se repita...enfim.

Tem como ser forte, mas imbatível, eu ainda não conheço.

Abraços.

Sempre à disposição.

victor disse...

ola amigo, obrigado pelas respostas. Gostaria de saber como faço para adicionar as partidas perdidas ao meu book e como faço para usar as databases no meu programa?

Thiago Ferreira disse...

Aqui no blog tem um tutorial sobre isso: http://familiafly.blogspot.com/2010/11/adicionando-jogos-no-fritz12.html

Existem vários artigos no blog. Dê uma olhada.

Abraço.

victor disse...

qual o melhor programa o rybka 3 ou o fritz 12 o primeiro é mais pesado com 555mb e o segundo com apenas 2oo e pouco mega, o rybka tem mais recursos ou os dois são iguais?

Thiago Ferreira disse...

victor, os dois são bons. O programa é apenas a interface. Não influencia tanto no poder. Quando mais leve o programa, menos memória ele gasta. O Fritz12 completo tem mais de 4GB, é muito grande. Mas como não preciso instalar todos os componentes, algumas versões menores, sem esses componentes acabam surgindo na internet. A versão de disponibilizo aqui, é a completa. Eu uso o Fritz12 porque gosto da interface e das funcionalidades.

Eles têm praticamente as mesmas funções. As principais são iguais. Devem existem algumas novas no Fritz12, mas nada que comprometa o desempenho.

Valeu.

Unknown disse...

qual o melhor book para as pretas que vc acha e vc teria o link para download?

Thiago Ferreira disse...

Vi_T.js, este é um grande desafio pra todos: achar um book forte para pretas. É sempre mais complicado jogar de pretas.

Mas um livro que possui boas linhas pra pretas é o AntiMaster 13 XFX. O link pra download está aí do lado direito do blog.

Abraço.

Qualquer dúvida, estou è disposição.

victor disse...

baixei o antimaster 13 para usar como book de pretas, entretanto quando fui abrir o arquivo, ele deu erro: que o formato do arquivo estava desconhecido ou danificado, vc teria outro link para que eu possa baixar esse? e mais vc teria alguma versão do rybka 4 com uma interfece leve com menos de 300 megas, obrigado.

Thiago Ferreira disse...

Caro, victor, não há nada de errado com a arquivo Antimaster13. Acontece que ele é compactado no formato .7z. Caso o seu Winrar, ou o programaque você usa para descompactar não esteja fazendo a tarefa, baixe o leito específico para este formato. Segue o link de download.

http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/sevenzip/7-Zip/9.20/7z920.exe

Quanto ao Rybka4, vou dar uma esquisada sobre o tamanho e te digo algo.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraço.

neemias disse...

caro amigo tiago essa semana muntei um pc com i7 extreme 16 GB HAM pretendo ser muito forte no flyordie gostaria de conta com sua ajuda, otro dia amigo achei aqui a atualização do flitz 12 pois agora procuro e não acho mais se puder postar um linkl abaixo ou me dizer onde estar agraço sua ajuda.

neemias disse...

tiago pq a rpz ai postou que é preciso baixar o rybca 3 antes de baixar o rybca 4 o que tem haver isso ? porque tiago o rybca 4 é melhor que o flitz 12 quase todo mundo fala isso que já vem com flitz 12 dentro dele ou tudo é a mesma coisa não existem diferença ?qual a sua opinião tiago a respeito disso?

Thiago Ferreira disse...

O programa em si não influencia. O que define a força é o conjunto Processador + Engine + Book.

E o mais importante é Book e Engine. Pois eu uso um dual core e consigo empatar e as vezes até ganhar de processadores bem mais fortes.

Todo mundo usa Houdini porque ela é a mais forte, então você precisa acertar bem o seu book.

Valeu.

neemias disse...

o book em si não faz muita diferença as vezes elelarga na frente mais se o pc for fraco o outro ultrapassa melhor ter mais pc eu axo rsrs . você já viu falar em algum THE END que se coloca no programa pra ficar mais forte amigo vir um GM comentando sobre isso que utiliza no flitz 12? qual a melhor configuração do optimize?

neemias disse...

sei disso tiago claro só não sei como fazer o book ficar mais forte claro e como salvar as partidas perdidas pra add no programa pode ajudar?

Thiago Ferreira disse...

Caro neemias, todas essas perguntas que você me fez estão respondidas em posts já publicados aqui no blog. Tem um passo-a-passo de como adicionar jogos ao fritz e outro de como melhorar o book. Dá uma producara.

Abraços

neemias disse...

thiago qual a diferença dos dois link do deep rybca 4 e o rybca 4 apenas? será que o deep rybca já esta atualizado em relação ao rybca 4 ou é o contrario, ou os dois são tudo mesma coisa, dá no mesmo são programas iguais se souber a resposta agradeço amigo.

joaomarcos disse...

OLA THIAGO MEU NOME É JOAO QUERIA SABER ONDE BAIXA O FRITZ 12 E QUERIA SABER SE VOCÊ TEM CONTATO MSN PORQUE EU QUERO SABER ALGUMAS COISAS E EU TO QUERENDO FRITZ 12 NAO AXEI PRA BAIXA ONDE POSSO ABAIXAR ESE FRITZ 12 QUE VC TEM OBRIGADO!

Thiago Ferreira disse...

joaomarcos, cara o Fritz12 tem pra baixar aqui no blog. Dá uma procurada aí.

Tem muita coisa sobre ele também. Configuração, serial...dá uma lida aí.

Contato é: maracatuu@hotmail.com

Valeu.

joaomarcos disse...

OLA THIAGO EU TE ADICIONEI NO MSN E O SEGUINT E ABAIXEI O FRITZ 12 DO BLOG DO MAURICIO LA DA DEU ARQUIVO CORROMPIDO DA PASTA TALK DE SOM DAI TINHA QUE TER PRA INSTALAR DAI EU IA PEDIR PRA VC SE VC NAO ME PASA ESES ARQUIVOS PELO MSN meu msn suntsu_360@hotmail.com obrigado

Thiago Ferreira disse...

joaomarcos, cara eu acho que você baixou a versão "light" do programa. Ou seja, com algumas coisas desnecessárias retiradas como SOM, VIDEOS, etc. Se você baixou a versão sem essas propriedades, então não pode tentar usá-las, pois elas não existem.

Quanto a enviar por msn, não é tão simples assim. Os arquivos são grandes e você precisaria saber onde colocar cada um. Eu não uso som no meu Fritz, logo tbm não tenho esses arquivos instalados.

Acontece que baixei a versão completa do programa e eu mesmo configurei o que queria e o que não queria.

O conselho que dou é: BAIXE A VERSÃO COMPLETA. Demora mais, pois é maior, mas pelo menos você pode escolher o que instala e o que não instala.

Como eu já falei, aqui no blog existe a versão completa.

Valeu.

joaomarcos disse...

Seguinte thiago sou eu joão marcos eu abaixei a versao dele em ingles de 4.25 gb instalei ele certinho deu tudo certo dai chega a aquela parte de dvd que pede pra checar unidade D E F DAI EU TENTEI MONTA COM PROGRAMA POWER ISO SO QUE NAO DEU CERTO PEDE PROGRAMA ORIGINAL MESMO ASIM EU PRECISAVA MUITA FALA COM VC PELO MSN suntsu_360@hotmail.com e dai eu adicionei a pasta do fritz12 para arquivo iso e montei a imagem e mesma asim eu nao conseguiu jogar fica pedindo insertdvd toda hora eu queria sabe como eu vo fazer adiciona eu msn ai ok . obrigado!

Thiago Ferreira disse...

joaomarcos, o descrição completa de como instalar o Fritz 12 está nesta postagem: http://familiafly.blogspot.com/2009/12/configuracoes-basicas-do-fritz-12.html

Se você fizer os passos descritos, não tem como dar errado.

meu MSN é: maracatuu@hotmail.com

Abraço.

Prof.Francisco ou ticão disse...

oi thiago sou novo aqui, eu sou o prof.francisco de juazeiro-ba. e fiquei mais forte no xadrez graças aos books daqui! mais quero saber si eu uso o houdini de engine o mesmo q vc usa so que na plataforma do tarrasch o book que eu uso é rybka2 book. quero saber si tem um book mais forte q o book rybka2 ai ? a sobre tunar book é so chegar la no book e edita a partida perdida ? usando uma melhor linha de atack ? é isto? a eu acompanha o blog pelo celular na maioria do tempo. ta de parabéns !!! este blog. o melhor que eu ja vi na net. valeu cara

Thiago Ferreira disse...

Olá Prof. Francisco.

Obrigado por visitar e acompanhar o blog. Confesso que ando sem tempo de atualizar ele, mas prometo que dedicarei mais tempo em breve.

Quanto à engine, continue usando houdini mesmo. Houdini 2.0 já saiu, mas é paga. Logo logo sairá na rede para baixarmos.

Sobre tunar books, aqui no blog tem alguns tutoriais e nos comentários das postagem já expliquei algumas vezes como fazer.

Sobre o book que você usa, eu n
ao sei se é muito forte, nun usei ele. Mas você pode testá-lo contra outros books usando engine match.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraço.

Prof.Francisco ou ticão disse...

oi thiago fiz o teste no engine match no rybka 3 so q nele não sei colocar os books nele vc sabe ? a o houdini ganhou de quase todos so que so saiu empate contra o robbolito a versão atual. bom eu quero saber q tipo de book vc ta usando para eu usar tbm ? a para usar os books tem qui descompacta-lo ? o book q eu uso o formato dele é em pgn, tem algo ai com este formato? valeu thiago deve ser dificil responder as perguntas q o pessoal faz.

Thiago Ferreira disse...

Ainda não usei o Deep Rybka 3. Uso o Fritz12.

Vou ver se instalo o Rybka pra ver aqui.

Quanto ao book, eu não to jogando atualmente. Mas eu usava um book tunado. Usava o 1337chessF61 com minhas modificações.

Valeu.

walid disse...

Thiago eu fiz o download da engine e apareceu o fritz pode me esplicar por favor?

walid disse...

amigo, fiz o download da engine e apareceu o fritz pode me ajudar por favor?

Thiago Ferreira disse...

Que engine, amigo? Explique melhor.

walid disse...

Então amigo, fiz o download do rybka 4.E apareceu o fritz para instalar.Pode ajudar?

walid disse...

fiz o download da engine do rybka 4.
pod ajudar?

walid disse...

wpofjksaçg

walid disse...

bom amigo eu fiz o download do rybka 4.mais apareceu o fritz para instalar pode me ajudar?

Thiago Ferreira disse...

Vou atualizar o link da Engine Rybka 4.

Abraço.

Cleudiomar disse...

ola Thiago eu consegui o megadatabase 2012 mais não consigo estal no fritz 12 ele não reconhece vc sabe me dizer se ele não e compativel com o fritz 12?

Cleudiomar disse...

no aguardo! rsrs

Thiago Ferreira disse...

Cleuiomar, amigo você não instala no Fritz. Ele vem com um base de partidas que pode ser aberta no prórpio MDB ou no Fritz. Mas não existe como "instalar" o MDB no Fritz.

Vá no Fritz, clique em abrir e direcione para a base de jogos do MDB.

Abraço.

Rafa disse...

GOSTO MUITO DE XADREZ ,SOBRE OS PROGRAMAS,ACHEI LEGAL,ISSO AJUDAR ANALISAR,APERFEIÇOAR SEUS MOVIMENTOS,ANALISAR A JOGADO AONDE A PESSOA ERROU NO LANCE,MAS INFELIZMENTE TÊM PESSOAS QUE SE BENEFICIAM NO MUNDO VIRTUAL,NO FLYORDIE,QUEEN ALICE por exemplo ,PESSOAS oU USUARIOS USAM PARA GANHAR PARTIDAS com ajuda das maquinas.MUDANDO DE ASSUNTO,PARABéNS PRA ESSE SITE