segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ranking de Engines Maio 2012


27 comentários:

Afonkorn disse...

asdd

Afonkorn disse...

Olá, gostaria de saber qual você acha que ganharia um i5 3570k ou i7 2600k e porque ?

Thiago Ferreira disse...

Caro Afonkorn, a resposta pra essa pergunta é mais um palpite.

O novo i5-3570k (3ª geração da família intel) vem com arquitetura Ivy Bridge (22nm) contra a Sandy Bridge (32nm) do i7-2066k (2ª geração). Com isso o processador consegue dissipar menos calor. O TDP do i7 é 95W e do i5, 77W.
O i7-2600k possui 8 threads contra 4 do i5-3570k. 8mb de cache contra 6m do i5.
O suporte a memórias de 1600 é exclusivo da linha Ivy Brigde, no caso i5-3570k possui esse suporte e o i7-2066k não. A largura de banda máxima do i5-3570k é superior à do i7-2600k. 25,6 Gb/s (i5-3570k) e 21Gb/s (i7-2600k).

No mais, as especificações são bem parecidas. Existem algumas diferenças quando ao processamento gráfico, mas isso não nos interessa para o xadrez.

Considerando que os dois processadores estariam com os mesmos books e os mesmas engines, eu acredito que o i7 se sairia melhor por muito pouco. Eu torceria pelo i5...heheh. Gosto de inovações tecnológicas, então estaria mais pelo i5.

Só vendo mesmo pra saber.

Valeu.

Afonkorn disse...

Opa, Obrigado pelas informações !

agora só outra duvida e se fosse o 2600k contra o fx-8150?

Thiago Ferreira disse...

Heheheh...

Afonkorn, como sabemos a nova série de processadores AMD foi uma verdadeira negação.

Vou me arriscar antes mesmo de pensar sobre o assunto: i7-2600K.

Abraço.

Afonkorn disse...

Eu penso o mesmo, mas no http://www.sedatcanbaz.com/chess/fritz-chess-benchmarks/

diz que o fx ainda é um pouco mais rápido, eu não creio muito nisso !
kkk

abraços thiago !

Thiago Ferreira disse...

Cara, sabemos que medir o desempenho do processador para o xadrez é diferente de medir pra outros tipos de jogos. Um processador que possui um bom desempenho em Call of Duty pode não se tão bom jogando xadrez. Mas eu, particularmente, ainda não aposto na nova série da AMD.

Abraço.

Afonkorn disse...

ah claro, tem toda razão, é claro que o 2600k tem uma maior vantagem em quase todos aspectos, apenas tava comparando nesse quesito do xadrez.

Alvaro disse...

fiz uns testes: Houdini 2.0b Pro x64 - Stockfish 2.2.2 JA; 21 Games, +3 =2 -16.
stockfish deu um pisa no houdini, queria saber pq meus resultados estao dando diferentes do ranting...

Thiago Ferreira disse...

Amigo, eu não sei como você está fazendo, mas é necessário dar as mesmas condições aos dois engines. Se não usa book em um engine, não use no outro. Se usa em um, use no outro. Faça com que o programa alterne as cores, ou seja, faça o engine jogar uma partida de brancas, outra de negras. Sempre alternando a cada jogo.

Porque caso você carregue um engine com um book forte de brancas e o outro engine com o mesmo book, mas ele é fraco de negras e não alterna as cores, lógico que o engine que estiver jogando só de negras, vai perder.

Espero que ajude.

Abraço.

Cleudiomar disse...

alvez sua houdine esteja no lugar errado quando estalar ela não mova do lugar se não perde potencia afonkom. Eu vi seu comentario e fiz os mesmos testes sem book logico e o resultado foi o esperado. 6 partidas entre as duas: cada uma jogou 3 de brancas e 3 de negras e houdine comessou de negras e empatou depois, depois ganhou de brancas e ganhou denovo de negras e depois ouve 3 empates houdine 2.0b foi melhor totalizando 4-2. Meu pc é um i5 760 4G e sem video

Cleudiomar disse...

alguem sabe como apagar uma engine do fritz elad não some mesmo se desestala o fritz quando estalo denovo la esta as mesmas

Thiago Ferreira disse...

Não há necessidade de desinstalar o engine fritz. Ela não influencia em nada. Você pode ter quantos engines quiser instaladas.

Valeu.

andré luiz disse...

thiago estou procurando um programa bom de xadrez, qual o melhor atualmente??? e se possivel o link pra dl ... estou tentando baixar o rybka 4 no seu blog mas o link está invalido... tenho o rybka 3 instalado..... queria o link, programa, enginner, book... vlw

andré luiz disse...

ola thiago estou com o rybka 3 instalado, mas estou perdendo mtu com ele na net rsrsrs.... qria o link pra dl do melhor programa atualmente, com book e engine pra ontem rsrsrs.... se possivel me add no msn vlw

Thiago Ferreira disse...

Caro, andré luiz, você fez a pergunta justamente no post que responde sua pergunta. "Ranking de Engines Maio 2012". Como você está vendo o engine mais forte é o Houdini 2.0.

Link disponível pra download aqui no blog.

Abraço.

Cleudiomar disse...

amigos tenho uma duvida: é verdade que o hoidine 64 bit é 30% mais rapido que a 32 bit? Poque se for faz sentido um core 2 duo 2.93 Mhz empatar com um dual core 2.1 Mhz teste só de engine sem book mais o c2d era 32bit com 3 GB e o dual core 64bit 2GB eu vi com meus proprios olhos ainda tem mais: A engine do c2d era houdine 2.0c w32 e o dual era houdine2.0b pro x64 expliquem isso. Esse core 2duo é bala e o dua trava tudo muio lento como pode empatar com o E7500?

Thiago Ferreira disse...

Cleuiomar, não chega a 30% não.

Quando ao desempenho do programa com processador inferior e engine inferior, o que posso dizer é o que sempre falei aqui: eu sempre joguei com um Dual Core T2390 1.83 Ghz EM UM NOTEBOOK e eu conseguia empatar com Quad Core, i5, ÀS VEZES com i7. Ganhar era raro, mas uma ou outra eu conseguia.
O problema é que você está considerando somente o processador, mas é o conjunto (Processador+Engine+BOOK) que importa. O book é muito importante, era nesse quesito que eu me destacava. Quem tuna book está na frente dos demais. Tunar o book é o principal caminho pra "ser forte".
Se você tiver um bom conjunto e um book bem tunado, você faz muita raiva aos adversários...heheh

Abraço.

Cleudiomar disse...

entendi. Mais vc me faz fazer outra pergunta hehehe . Como se tuna books? rsrs

Cleudiomar disse...

e como se tuna books ? Kkkkkk ensina o pulo do gato ai rsrsrsrs .

Thiago Ferreira disse...

E você me faz responder uma coisa que sempre respondo: Lê o blog, pow! kkkkkkkkkkk

Cara, dá uma lida geral no blog. Tem muita informação, inclusive nos comentários.

Abraço.

Cleudiomar disse...

Hei mano Thiago qual sala vc joga no Flyordier?

Thiago Ferreira disse...

Cleuiomar, no começo eu jogava na Rapid 20min, mas depois, por causa do tempo, mudei pra 5min.

Atualmente estou parado.

Anônimo disse...

cara eu tenho uma duvida, se eu configurar o houdini 2.0c com depht 12, ele joga rapido. Ja o rybka 4, nao posso colocar mais que 6 que ele demora uma eternidade. O problema é que a engine houdini 2.0c PRO, demora mais que o 2.0 c comum. E alem dele perder no mesmo depht. POr que?

Thiago Ferreira disse...

O porquê, eu não sei dizer. Algo relacionado à programação da engine mesmo. Rybka é, naturalmente, mais lenta que Houdini. É uma caraxterística.
Eu não jogo fixando depth.

Abraço.

Alicejos disse...

Caro Tiago,

Onde consigo, em DVD ou CD, a engine HOUDINE 3, para 64 bits, no Brasil ? Agradeço, antecipadamemte, resposta para meu e-mail costa.assuncao@uol.com.br .

J. Assunção

Alicejos disse...

Caro Tiago,

Como faço, após instalar a HOUDINE 3, para que a engine sempre ganhe, seja de brancas ou de pretas?
Essa engine já vem com a interface do Fitz 13? Tenho notado que depende do book para ganhar de brancas e de pretas. E de que mais?
Meu computador tem processador Intel(R) Core(TM) i3 CPU 550, 3,20 GHz, memória RAM 4GB, sistema operacional de 64 bits,
Confesso que não sei usar esses procedimentos muito bem. Queria que me instruisse sobre eles. Por exemplo, achava que, tendo o Fritz 13, original, como tenho (compro na Europa), era suficiente para ganhar partidas de qualquer adversário que tenha um motgor inferior. Vejo, entretanto, que não bem assim.
Por favor, como faço para deixar meus programas de xadrez, Fritz 13, Rybka 4 e Shredder 12 capazes de vencer jogando com brancas e pretas?
E a HOUDINE 3, com interface do Fritz 13, onde encontro no Brasil? Mandei pedir à Europa e vai demorar mais de 20 dias para chegar.Preciso de uma HOUDINE em 4 (quatro) dias.
Por favor, envie resposta para costa.assuncao@uol.com.br .
Agradece,
Costa Assunção