sábado, 17 de dezembro de 2011

Engine Match no Rybka4

Fala pessoal, blz? Muita gente me perguntou sobre como fazer Engine Match no Rybka4. Aqui vai um rápido tutorial sobre o assunto. Lembrando que Engine Match é o recurso mais usado pra testarmos books.

Passo 1: Clique na aba Engine

Passo 2:  Clique em Engine Match ou pressione Ctrl + E.

Veja imagem:


Abrirá a seguinte imagem:


Note que temos duas partes: o painel esquerdo com Engine vs. Engine; White; Black; Time e Database; e o painel direito com as configurações referentes às opção da esquerda.

Vamos identificar essas opções:

Na primeira opção, Engine vs. Engine, temos:

Match title: Aqui você escolhe o nome com que os jogos realizados na Engine Match serão salvos.

Number of games: Aqui você configura quantos jogos serão realizados. Após a realização do número de partidas escolhidas, o programa pára o Engine Match.

Move Limit: Você escolhe quantos lances cada jogo terá. Ex: se escolher 30, cada cor fará 30 lances e o jogo será encerrado iniciando outro automaticamente, caso você tenha escolhido mais de um jogo em Number of games.

Permanent brain: Caso você queira que o programa estime a próxima jogada do adversário. Não indico deixar esta opção ligada no Engine Match.

Alternate colors: Deixando essa opção marcada, você fará como que os engines que estão jogando alternem as cores entre si. Uma partida de brancas, outra de negras.

Flip Board: Caso você queira que o tabuleiro gire após o término de cada partida.



Passo 3: Configurando os engines, books e outras opções que cada cor irá usar.

Começando pelas brancas -  White
Clique em Define para escolher o engine e book que as brancas usarão. Veja imagem:


Antes de mostrar a janela de configuração de engine e book, vamos entender o que significa Time increase (%). Essa opção adiciona uma porcentagem de tempo a mais para a cor que você quiser. Pra que serve isso? Caso você faça um Engine Match entre dois engines, sendo um mais forte que o outro, como por exemplo Houdini vs. Critter, então você poderá adicionar uma porcentagem a mais de tempo pra Critter afim de ver como ela se comporta tendo um tempo a mais que Houdini pra "pensar".

Após clicarmos em Define, abrirá e seguinte janela (lembrem que estamos configurando as brancas):

Entendo as informações:

Na janela de Engines você escolhe uma engine para as brancas.

Book choice: Clicando aqui você escolhe o book.

Book options: São as configurações do book.

Engine Parameters: Aqui você configura o engine. Se você modificar as configurações do engine, deixe essa caixa marcada.

Após configurar Engine e Book pra brancas, faça o mesmo pra negras. Para isso, selecione Black no painel esquerdo.

Passo 4: Configurando o Time Control.

Clique em Time, escolha se vai usar Blitz, Long Game ou Fixed depth e depois clique em Define.

Eu uso Blitz. Veja a janela de configuração:



Aqui é simples, basta escolher que tempo irá usar no Engine Match.

Pessoal, eu não modifico database, pois já uso o book em cada engine.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Qualquer coisa, deixem comentários, mandem e-mail. No que eu puder ajudar...

Abraço a todos e bons jogos.

Por maracatuu

9 comentários:

Afonkorn disse...

e ae vamos jogar contra quando ?

Thiago Ferreira disse...

Não estou jogando atualmente.

Prof.Francisco ou ticão disse...

thiago ouvir falar de hum book chamado houdini! disem ser mais forte q o hitmam 5.4 ! disem q ele é imbativel!!! junto com o houdini, si vc achar ele posta ai! a o fritz meu o meu subrinho desistalou ele vc pode deixar o link do dauloud do fritz? valeu thiago

Vlad Dracul disse...

otimo tutorial cara.
finalmente aprendi a fazer o engine match.
o que eu mais gostaria de saber é como tunar o book, eu baixei o tutorial aqui do blog, mas não entendi muita coisa.
aqui no blog tem varios comentarios falando sobre isso, mas são informações fragmentadas.
eu copiei quase todos os comentarios falando sobre isso mas num tive sucesso.
acredito que não seja uma coisa tão dificil assim.
e sobre gravar jogos no rybka 4, eu tentei baixar o tutorial de como gravar jogos no fritz pois o fritz e o rybka é praticamente a mesa coisa pelo que eu vejo parece que só mudou o nome.
mas ao tentar baixar o tutorial de como gravar jogos no fritz, não encontro o arquivo pra baixar.
dá uma olhada lá.
pra tunar o book eu tenho que primeiro fazer um engine match depois gravar o jogo no programa pra depois usar o full analisys?
é uma duvida danada.

Thiago Ferreira disse...

A interface do Fritz e Rybka são praticamente a mesma coisa. Adicionar jogos é igual em ambos os programas.

O tutorial estava na minha conta do 4Shrared que foi desativada. Mas assim que tiver um tempo, eu posto outro no blog.

Quanto ao assunto de tunar book, você não precisa fazer engine match pra tunar o book. Você pode tunar com seus jogos. Mas engine match ajuda muuuuito.

Abraço.

Vlad Dracul disse...

então isso quer dizer que eu primeiro devo gravar um jogo antes de tunar o book certo?

Afonkorn disse...

to quase ranking 2minutos no flyordie, e vip
esperando você !

Thiago Ferreira disse...

Bom, você deve possuir o jogo salvo. Isso não é necessário pra tunar o book, mas se você perde um jogo e quer tentar achar o erro como você vai lembrar das jogadas?? Pois isso você deve ter o jogo salvo.

Luan disse...

Grande Thiago;

Mano, fiz um Engine Match no Fritz, seguindo as orientações do seu tutorial, mas não consigo interpretar o resultado cara.

Lá aparece assim:

Blitz 3m

1 Houdini 3 Pro x64_CLONE +7/=13/-6 51.92% 13.5/26 13

2 Houdini 3 Pro x64 +6/=13/-7 48.08% 12.5/26 -13
(26 games)

Isso significa que o book usado na engine clonada ganhou? valeu!