domingo, 20 de março de 2011

ROBOT Tournament Books - March 2011





Tournament Books
March 2011
Intel Core i7 990X 4.4 Ghz
Windows 7 Professional
ChessProgram11
3min Time Control
HashTabe Size 128mb


Books participantes:

R23=ROBOT23
Cerbrero Final
Antimaster 15,1
Armour Of GOD is back : AOG7.1.0
Atlantis 4.4
Samir 21 ctg
I7 Extreeme Full Power3 (update)
PredaToR Da Ruler


ROBOT Tournament Book Results:
1º Atlantis 4.4
2º R23=ROBOT23
3º Armour Of GOD is back AOG7.1.0
4º i7 Extreeme Full Power3
5º AntiMaster 15.1
6º Cebrero Final
7º Samir21
8º Predator Da Ruler


Tournament Results Image: Load Image 
Tournament Games: Download

58 comentários:

neemias disse...

tiago quais desses book estão liberado ? Qual desses ai são bons de branca e de pretas você já testou eles ?

Thiago Ferreira disse...

neemias, amigo você já visitou a área de books aqui do blog? Do lado direito, em cima. MENU veja os books disponíveis.

Eu ainda não testei os books desde torneio. Estou parado por uns dias. Então vai baixando e testa. Qualquer dúvida estou à disposição.

Valeu.

neemias disse...

já sim testei os que estava disponivel pra dowloand amigo

neemias disse...

seu blog tá massa amigo está quase ficando igual ao forum de xadrez onde se encontra maioria dos book parabéns, esses book amigo que estava disponivel do lado direito dos torneios de 2010 não consigo achar mais eles você retirou eles blog?

Thiago Ferreira disse...

Obrigado, neemias.

Do lado direito, acima da minha foto, tem o MENU. Lá tem um link chamado Books. Clica nele.

Abraço.

neemias disse...

tiago tem alguns book desses que baixei quando vou abrir no programa ñ existe arquivo vou citar um apenas o samir 18 outros eu conseguir esse cebrero final é violento amigo adorei esse book já detonei muitos GM de branca com ele quero baixar esse samir dizem que é ótimo de negras anti-master 14 tbm deu erro será que tenho que baixar novamente?

Thiago Ferreira disse...

Amigo, não há nada de errado com os arquivos. Está tudo normal.

Note que alguns arquivos possuem senhas, inclusive o samir22.

Testei o arquivo aqui e está normal.

Abraço

neemias disse...

vou baixar novamente tiago qualquer coisa te falo mesmo com a senha deu erro vou tentar de novo vlw

Unknown disse...

tiago que book violento forte vc me indicaria para blancas e negras?

Thiago Ferreira disse...

Amigo, ultimamente não tenho testado books. Ando meio sem tempo pra jogar. Mas o resultado do último torneio realizado está aí...testa os books que ficaram em melhor colocação.

Faz umas Engine Matches.

Abraços.

neemias disse...

tiago amigo peguei a coroa do fly hoje e gostaria de dividir com vc pela atenção e ajuda é nossa obrigado por ajudar.

http://games.flyordie.com/displayRatings.html?lang=pt&gameName=Chess&portal=flyordie_com

Thiago Ferreira disse...

Que bom, cara. Meus parabéns! Sua coroa é na sala 20 min?

Estou aqui pra ajudar mesmo.

O que precisar...

Abraço.

neemias disse...

tiago esse book está disponivel para dowloand R23=ROBOT23

Thiago Ferreira disse...

nheemias, o autor (ROBOT) não disponibilizou o link. O book é privado. Pelo menos até agora.

Valeu.

neemias disse...

tiago tem como vc conseguir esse book colocar no blog Shredder 11?

Thiago Ferreira disse...

nHeemias, como eu já falei: o book que você quer ainda é privado. Quando o autor disponibilizar, postarei aqui.

Quanto ao blog Shredder 11, eu não entendi o que você quis dizer.

Valeu.

neemias disse...

desculpe amigo o blog que falei é o seu esse aki esse Shredder 11 é o book que me referir se vc já viu ele pra postar aki no seu blog.

Thiago Ferreira disse...

Posso procurar por este book.

Não o conheço, mas vou ver se encontro.

Valeu.

Roberta disse...

tiago esses book do toneio de novembro sabe dizer ser os 6 primeiro já estão disponivel sou doido pelo esse hitman 5.2 mais pelo que sei ainda é privado ,mas se alguns deles tiver já disponivel post ai, os book novos que vc colocou tbm são ótimos gostei.

Thiago Ferreira disse...

Roberta, amiga me chamo Thiago com H e não tiago.

1. Hitman 5.2 - Privado
2. Attacker 5 - Privado
3. X-Panda - Privado
4. Blade - Privado
5. 1337chess54 - Na página books do blog você encontra.
6. JapanTopTeam - Privado.

neemias disse...

thiago amigo esses book de novembro 2010 ainda estão disponivel aqui no seu blog se estiver mande o link porque acho eles mais ñ tem mais os dowloand disponivel?

Thiago Ferreira disse...

Olá neemias, olha a minha resposta logo acima pra Roberta. Ela quis saber o mesmo que você.

Os que estiverem disponíveis, estão na página "books" aqui do blog.

Abraço.

Roberta disse...

thiago esse book pede o código R26=ROBOT26 Final

Thiago Ferreira disse...

Roberta, acabei esquecendo de postar a senha. Desculpe. Já está atualizado.

Afonkorn disse...

mano o book 1337chess F54
ta fora de ar, o site não funciona !

Thiago Ferreira disse...

Já estou trocando o link.

O link é do 1337chess 61 e não do 54. O 54 foi o que participou do torneio de novembro, então logo depois o autor publicou o 61. Excelente book.

Valeu.

neemias disse...

thiago o blog quando está off ñ faz dowloand né parceiro?

Thiago Ferreira disse...

neemias, quando o blog está off?
O blog não está off. E os novos books continuam sendo postados.

Não entendi o que quis dizer.

Abraço.

Luan disse...

Prazer, sou o Luan.. Gostaria de ouvir sua opinião sobre uma dúvida minha...

Meu PC:
Processador: PhenonII 3.0Ghz X4
Memória RAM: DDR3 4GB

Uso o seguinte:
Programa: Deep Fritz 12
Engine: Houdini 1.5a
Book: 1337chess F61

Amigo, dúvida é a seguinte:

Esse negócio de "HashTable" nas configurações do Book, eu nem imagino o que esse valor influencia no jogo.. eu deixo 1024MB. Qual o valor você acha que eu tenho que colocar nisso? O que muda?

Seu blog tá legal.. valew!!

Thiago Ferreira disse...

Luan, você tem um excelente computador, tbm uso Fritz12, Houdini 1.5a e passei um tempo usando o 1337chess F61. É um book muito forte.

Quanto à sua dúvida, é o seguinte: HashTable é um arquivo gerado pela engine. Esse arquivo armazena as informações dos seus últimos jogos.
Como funciona? Você vai jogando e o arquivo Hash vai sendo "alimentado" com as principais jogadas. Sempre que o seu adversário repetir alguma jogada que já exista na Hash, o programa escolhe de imediato a melhor jogada. É como uma memória auxiliar para a engine, entendeu?

Eu usava muito esse recurso com a engine Rybka. Nas configurações desta engine existem opções de salver e carregar o arquivo Hash. Com Houdini eu não sei como faz pra usar Hash, por isso não utilizo.

Quanto ao tamanho, no seu caso 1024mb, é desnecessário criar um Hash muito grande. Eu usava 512mb se bem me recordo. Já li opiniões que afirmam que entre 128 e 200mb já é suficiente.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, deixe comentário.

Abraço.

Luan disse...

Olá, aqui é o Luan novamente.. Eu e alguns amigos novatos como eu, estamos dando uma pesquisada pra aprender mais sobre programas de xadrez. Eu passei seu blog pra eles visitarem também, pois eu gostei muito.

Como já é de se esperar de um novato, tenho muitas dúvidas. Eu entendi muito bem sua explicação sobre o que é HashTable. Pelo visto é como uma memória cache do processador, no caso do xadrez só serviria pra agilizar um pouco o processamento das jogadas. Mas no meu caso (acredito que com a maioria das pessoas também) o que me interessa é um jogo perfeito, mesmo que demore um pouco mais.

Já li aqui no seu blog uma coisa muito importante para um novato saber:

"O programa não importa, o importante é a engine + book". Isso descarta a preocupação com qual programa é melhor pra usar!!

Eu (e todas pessoas) sempre queremos ter o melhor book + engine possivel. Se for possível, você poderia ensinar uma coisa que não achei em lugar nenhum:

Queria aprender a testar engines e books, é possivel? Tipo, tenho o programa que acredito ser o mais usado pela galera (Fritz 12), mas não sei se tem como usa-lo pra testar um book/engine contra o outro.

Queria testar o book "1337chessF61" contra o "Atlantis 6.8"

Você saberia ensinar a fazer esses testes no Fritz? Por favor me ajuda!

Parabéns pelo Blog..

Valeww!!

Thiago Ferreira disse...

Veja bem, Luan, muitas pessoas me perguntam o seguinte: "qual é o melhor book?" "Me indique um book com o qual não vou perder."
Minha resposta é sempre a mesma: Não existe esse book para baixar.

Meus conselhos:

1. Escolha um bom book para usar como base;
2. Jogue muito com ele;
3. Melhore seu book.

Você já decidiu que book usar.

Evidente que você irá ganhar algumas partidas, empatar e perder, claro. O segredo entra aqui! Se você perde uma partida, a derrota pode ser devido à potência do computador do adversário, mas pode ser também porque o outro book fez uma linha mais forte que a do seu book, certo?

No meu caso amigo, eu jogava no flyordie com um dual core 1.86Ghz, 3gb de RAM num notebook! Jogava contra Phenom, Quad, i5, i7...ou seja, difícil era jogar com alguém mais fraco...hehehe.

Eu deixei muita gente de cabelo em pé. kkkk. Niguém entendia como eu empatava com oe melhores. As vezes ganhava. Eu tinha que sair do book muito bem pra poder empatar ou ganhar.

O segredo? Full Analysis! Se você perde um jogo, existe uma maneira de "ensinar" o seu programa a não perder novamente, pelo menos naquela linha. Entendeu?

Como funciona?
http://familiafly.blogspot.com/2011/01/full-analysis-e-tuning-book-em-fritz12.html

O artigo em si já é meio confuso e é uma tradução feita por mim, então tente tirar o máximo e volte com as dúvidas.

Quanto a testar books no Fritz12: na aba engine, clique em EngineMatch. Abre uma janela com várias opções para configurar o jogo entre as engines. Carregue um book em cada engine. Para jogar Houdini x Houdini você terá que adicionar outra engine Houdini ao Fritz. Ele não aceita duas engines como o mesmo nome, então renomeie o arquivo Houdini1.5a.exe com outro nome. Por exemplo: Houdini1.5a_Clone.exe. Ok?

Qualquer dúvida, entre em contato.

Bons jogos.

Luan disse...

Entendi sua explicação Thiago, obrigado!

Primeiro eu testei a engine "Houdini 1.5a" contra "Rybka 4", os 2 com o mesmo book (Atlantis 6.8)..e quem ganhou foi a engine Rybka.. Mas eu vi aqui no seu blog um rank de novembro de 2010 que diz que a engine Houdini 1.5a é melhor que a Rybka 4.. então porque ela só perde?!

Sobre Tunar os books, eu não consegui entender.. eu baixei o arquivo de explicação mas não entendi nada!! Será que não da pra juntar (tipo uma fusão) de books não? Se isso for possível é só ir juntando o conhecimento de todos books em 1 só.

OBS: com houdini + 1337chessF61 eu só perdi 1 partida até hoje.. e ganhei umas 200.. Depois de perder essa partida eu fui pesquisar e ouvi dizer dessa nova engine Atlantis 6.8 e estou usando ela agora.. já fiz 35 jogos com ela e tive 25 vitórias.. ou seja, se não for melhor que o book 1337chessF61.. com certeza não fica muito atrás não, pois até agora só ganhei com ela (35 jogos já)!! hehe...

Aguardando sua opinião sobre me meu teste da Houdini 1.5a x Rybka 4..

OBS: Muito interessante esse negócio ai de Tunar book!! Não vou desistir até entender!

Parabéns pelo Blog!!! Vlw ^^

Thiago Ferreira disse...

Houdini x Rybka: coloque as engines pra jogarem sem book. É assim que você testa a força da engine. Mesmo sendo o mesmo book, como você fez, não é ideal testar assim.

Não faça só um ou dois jogos, faça 10,15, 20 jogos.

Com relação ao 133chess F61, ele é bom, mas é um book antigo. Os autores dos books mais novos vão criando novas jogadas contra as jogadas dos books em destaque, entende?

Exemplo: Sai o Atlantis 6.5, é um bom book. Então os outros autores fazem enginematches contra ele e contra os principais books. Daí fazem seus books com jogadas que combatam esses books mais novos...e assim vai.

Então, eu repito: Escolher um book e trabalhar muito nele. Eu passei muito tempo com 133chess F61, só tunando. Baixava books pra testar contra o meu tunado, mas nunca trocava de book.

Conheço um cara que usa o mesmo book há 5 anos. :)

Quanto so tutorial de tuning, não se preocupe com a dificuldade pra entender...eu mesmo sofri bastante. Mas vou fazer o possível pra ajudar você a pular essa etapa. Hehehe.

Não sei se será logo, mas farei um post sobre Full Analysis.

Se quiser, depois podemos marcar uns testes no flyordie.

Abraço.

Afonkorn disse...

Os links das engines também não funcionam ! o da houdini.

neemias disse...

Amigo thiago post um tutorial ensinando mais amplo como turnar o book colocando novas variaveis.

Thiago Ferreira disse...

Os links já estão funcionando.

Obrigado pelo aviso.

Thiago Ferreira disse...

neemias, caro amigo, o seu comentário não voi salvo por uma falha do Blogger. Vou reproduzi-lo aqui e responder.

"Amigo thiago post um tutorial ensinando mais amplo como turnar o book colocando novas variaveis."

Caro neemias, o tutorial ainda pode demorar bastante, porque ando sem tempo. O jeito mesmo é ir tentando entendeer o tutorial já eixtente no blog. Pois o princípio é simples.

Vai um mini tutorial (que não é muito diferente do que eu postarei, um dia):
1) Você perdeu um jogo, logo o programa fez uma jogada fraca.
2) Você deve lembrar mais ou menos onde a vantagem do adversário aumentou (isso não tem como ensinar).
3) Salve o jogo.
4) Abra o jogo no seu programa.
5) Se sabe mais ou menos onde foi o erro, aperte o botão Full Analysis e espere o programa mostrara melhor jogada.
6) PRATICAR!!!!
7) PRATICAR!!!!
8) PRATICAR!!!!

É isso aí.

Abraço a todos.

Thiago Ferreira disse...

Caro Luan, seu comentário também não foi salvo, mas aqui está a reprodução e a resposta.

"Rapaz.. muito interessante.. Eu testei Houdini 1.5a x Rybka 4.0 pelo método "Analysis" sem colocar nenhum book.. só deu Rybka......

Sobre testar books.. eu fiz o que você disse, peguei a mesma engine e coloquei nomes diferentes e coloquei 1 book para cada lado (mas com a mesma engine, só troquei o nome)...

Fiz o seguinte teste de books:

1337chessF61 x Atlantis 6.8

Deu empate em todas!! Só que eu notei que o book Atlantis 6.8 demora menos tempo pra jogar!!

O fato é que sempre usei o book 1337chessF61 e ganhava 95% e empatava 5%.. até uns 3 dias atrás quando eu perdi uma partida.. Eu nem acreditei quando vi, pois eu tava acostumado a ganhar sempre!! haha.

Já que o Atlantis 6.8 é um book mais novo e não perdeu nenhuma para o 1337chessF61, então vou usar ele.

Quando aperta a tecla "F4" no Fritz 12, você acessa o "Book Options", lá você pode mudar algumas coisas como "Minimum games", "Up to move", etc. Quando eu baixei o book, vem junto uma imagem indicando para colocar esses valores em "0" e o outro em "100". Mas afinal o que isso é isso??!

Vlw..


Testou as engines pelo método "Analysis"?? Não entendi.

Quanto ao Minimum games, é o seguinte: esta função configura quantos jogos devem haver dentro do book para que o programa escolha aquele lance. Em todo livro, para cada jogada DENTRO do book, existe um número de jogos existentes que aparece na frente do lance. Exemplo: em um livro para a jogada 1.e4 63135. Ou seja, para a jogada 1, existem 63.135 jogadas. A medida em que a abertura vai se desenvolvendo, obviamente as jogadas vão diminuindo. Digamos que lá pra jogada 30.Cf5 exista 1 jogo. Assim: 30.Cf5 1. Então se você configura Minimum games com 2, o programa não escolherá a jogada 30.Cf5, pois ela só possui 1 jogo.

Espero que tenha entendido.

Up to move é a função que "diz" ao programa quantas jogadas ele deve permanecer no book. Coloca-se geralmente 100 para permanecer mais jogadas possíveis dentro do book. Mas geralmente entre as jogadas 25 e 35 todo programa já está fora do book.

Valeu.

neemias disse...

amigo thiago vou postar minha opinião tb esse book 1337chessF61 é mais forte que o book Atlantis 6.8 porque testei os dois com muitos GM fortes da sala 1 resultado foi com o 1337chessF61 ñ perdir nenhuma partida jogada contra os i7 seja com branca e pretas, com branca obitive 95% de victoria de preta todas foram empate porque testei com gente forte já Atlantis 6.8 é um bom book realmente só que de branca obtive 80% de vitória e com pretas só conseguir empatar uma perdir quase todas dessa forma como testei na sala 1 jogando contra i7 e i5 acredito que o book mais completo seja o 1337chessF61 pelo que eu entendir um pouco dele é que o autor deu prioridade mais as brancas e colocou ele de preta pra fazer o possivel pra ñ perder abraços amigo.

Thiago Ferreira disse...

Obrigado pela contribuição, neemias.

Ainda não testei o Atlantis 6.8, mas todos dizem ser um excelente book.

Valeu.

Luan disse...

Oi.. sou o Luan, estou aqui novamente pra dizer minha opinião sobre esse tema polemico em relação a books...

1337chessF61 ou Atlantis 6.8?

Bom, eu testei uma contra a outra umas 10 partidas e só deu empate.

Não sei se isso interessa mas meu processador é um Phenom II X4 3.0Ghz

Não sei se isso tem algo a ver, mas notem que o book Altantis 6.8 é bem maior que o 1337chessF61 (tamanho do arquivo em megabytes), além de que o book 1337chessF61 é antigo, já o Altantis 6.8 é novo. Enfim, eu estou usando e prefiro o Atlantis 6.8

Essa é minha opinião!! Vlw galera.

Thiago Ferreira disse...

Olha só pessoal, o 1337chess F61 é um book antigo. Se ele empata ou vence books novos, é a prova de que ele é muito bom.

Quanto ao tamanho em mb, isso não influencia tanto. O que importa é a qualidade das jogadas.

Detalhe: Tunei o 1337chess F61, usei durante meses e foi o melhor book tunado que já usei.

Ainda não testei o Atlantis 6.8

Valeu.

Thiago Ferreira disse...

Pessoal, falha minha...

Erro de comunicação: É Infinite Analysis e não Full Analysis.

Sempre troco os nomes...

Vou fazer o tutorial passo a passo pra reparar o erro.

Abraços.

neemias disse...

Luan então vamos marcar um jogo pra tirar as duvidas suas eu vou jogar com o 1337chess F61 e você Atlantis 6.8 assim você vai tirar um pouco as dúvidas e quanto a tamanho bem acredito que quanto menos mb tiver o book ele seja melhor abraços.

Thiago Ferreira disse...

Luan e neemias, não é o tamanho do book em mb que diz se o book é bom ou ruim.

Já falei e vou dizer mais uma vez: o que faz um book forte é a qualidade dos jogos que são usados para fazê-lo.

Abraço.

neemias disse...

thiago olha esse codigo desse book ver se ta correto pq baixei duas vezes e da erro Albanian Team 5 e olha tbm thiago os dowloand do book robot 28 e silva sulf estão indo para mesma pagina amigo.

Thiago Ferreira disse...

neemias, obrigado por avisar dos problemas, amigo.

Link do book R28=ROBOT28 Corrigido
Link do book Silva Surf está correto.
A senha do book Albanian Team 5 está correto.
A senha é FORCA ALBANEZE
Funcionando perfeitamente. Já testei.

Abraço.

Qualquer coisa, só avisar.

neemias disse...

thiago esses book que vc citou que estão correto qual foi o dowloand que vc utilizou pode ser que o link que tou baixando esteja com erro respo. isso por favor abraços

Thiago Ferreira disse...

Amigo, não sei o que está acontecendo. Só você está tendo problemas. Me diga exatamente quais os books que deram problema pra que eu possa checar.

Valeu.

neemias disse...

apenas os book que pede a contrasenha thiago que esta dando erro comigo ñ sei pq.

Thiago Ferreira disse...

Amigo, copie a senha (Ctrl+C) e cole (Ctrl+V) no Winrar. É assim que faço e sempre dá certo.

neemias disse...

thiago já tem novos book fiquei sabendo que o sambuca 7 esta disponivel é verdade abraços.

Thiago Ferreira disse...

Sim, é verdade. Sambuca 7 saiu. Já está na página de books aqui o blog.

Abraços.

neemias disse...

thiago esse book robot 29 vc conseguiu baixar ele ja por aqui.

Cleudiomar disse...

Thiagão olha eu aqui outra vez rsrs. Dessa vez quero saber o que acha do robot 36 é melhor que o f61? Valeu!

Cleudiomar disse...

ha aprendi a tunar, valeu mesmo!

Thiago Ferreira disse...

Eu não estou mais testando books. Tô parado no momento. Eu gostava do F61, mas eu usava ele tunado, com as linhas modificadas por mim. ROBOT é bom. Só fazendo muita engine match pra ver o que dá. Testa um contra o outro e vê o que você acha.

Abraço.