quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Criando seu Opening Book


Fala, galera! Tudo na paz?

Muita gente me pergunta além da prática de tunar books, sobre a criação dos mesmos. Eu particularmente prefiro tunar a criar. Porque isso? Na minha opinião é necessário uma base muito boa de partidas, coisa que eu não tenho. Se eu fosse pelo menos assinante do playchess.com, talvez arriscasse criar um book. Embora existam bases do playchess.com disponíveis pra baixar, eu não confio muito na originalidade destas bases. Mas enfim, se algum de vocês leitores quiser iniciar os estudos sobre a criação de um book, tenho um excelente site pra indicar.

É o Velmarin! Ele traz um tutorial em espanhol muito completo sobre a prática de book making.
Entrem no site e vejam o menu do lado direito. Aproveitem.

Clique aqui pra acessar o Velmarin.

Abraços.


Por Thiago Ferreira, maracatuu



36 comentários:

Cláudio disse...

muito bom!, valeu

Thiago Ferreira disse...

Valeu, parceiro.

Abraço.

Cláudio disse...

Bom dia ,Thiago


Através do seu blog sobre criar book eu criei um de 66mb com base de dados dos jogos que tenho salvo no meu pc entre engimes, fiz vários torneios usando apenas houdini3, só modificando books
não sei te dizer o que aconteceu mas o que criei venceu todos os torneios, ganhado até para HS-masterbook e vesely... como pode?

Thiago Ferreira disse...

Ôpa, Claudio.

Fico feliz em saber que minhas postagens tem ajudados os leitores do blog. O objetivo é exatamente este, auxiliar as pessoas que, como eu, gostam de xadrez.

Que bom que sua primeira experiência na criação de um book deu certo. Teste o book nos sites que você joga e vá melhorando ele através da Infinite Analysis.

Abraço.

Cláudio disse...

Bom dia ! Thiago

Fazendo uns testes tentando tunar meu book descobri que no lugar de usar "analise intinite " usar "sugestao "e bem melhor, ele procura o lance com mas profundidade em menos tempo basta esperar um pouco
parece e fica parado mas não ele busca cada vez que agente click nele e demora ele vai mas a fundo ate achar o melhor lance. ele indica com a seta marela e agente faz o lance com mouse.
meu book está 10 venceu todos do site familia flyordie facil >

Thiago Ferreira disse...

Cara, Infinite Analysis é a forma mais eficiente de encontrar o melhor lance. Existem outras formas, como essa que você falou e também a Full Analysis em que você configura como o jogo deve ser analisado. Alguns jogadores usam primeiro o Full Analysis pra ver onde foi o erro e depois o Infinite Analysis.

Eu acredito que seu book tá forte. Mas cara, é impossível vencer todos no Flyordie com o processador que você usa. A não ser que você não esteja jogando com os melhores. O pessoal forte mesmo lá usa Core i7, Phenom II X6, sem falar nos que estão usando Xeon. Sem chance pra dual core.

Ou então você tá usando Xeon e não quer dizer. Hehehe.

Cláudio disse...

nao e o floyordie eu quis dizer os books que baixei no seu blog

Cláudio disse...

qual seria melhor maneira de testar o book? utilizando em um torneio com ex1:apenas 2engimes e 2 books ou ex: 12engimes e 12books. obs: nos dois ex são mesmas engimes só mudando o book.

Thiago Ferreira disse...

Cara, eu carregava o book a ser testato em um engine e outro book na outra e então fazer algumas partidas entre eles. Depois eu ia apenas mudando os books "desafiantes".

Mas você também pode fazer o torneio.

Valeu.

Cláudio disse...

vc sabe porque o book que eu criei quando coloco ele en torneio com outros 19 books ele nao fica muito bem colocado em 3/4/5/9/12. mas quando faço troneios com só 2 engimes mudando só o book ele sempre vence com larga vantagem.

Cláudio disse...

estou tunado meu book utilizando as suas derrotas do torneio. melhorando sua linha. agora duvida ele esta 3-35. quando eu insiro um linha nova ela vai ser jogada pelo engime com essa opção parametros ou teria que
mudar 0-100 ou 1/100?

Thiago Ferreira disse...

Cara, o fato dele perder numa situação e vencer em outra, deve ser por causa de alguma configuração que não está igual. O tempo do torneio é o mesmo do EngineMatch? As configuração do book são as mesmas nas duas situações?

Com relação 3/35 e 1/100 não tem relação nenhuma com suas adições de jogos.
Quando for jogar, você é quem deve escolher que configuração usar. 5/35, 1/100, 0/100, 3/15. Você escolhe.

Abraço.

Cláudio disse...

normalmente para garatir que está igual eu faço copia do troneio e retiro os engimes deixo apenas duas e só troco o book está correto?

Cláudio disse...

eu notei que o books a cada jogos en torneios aluguns mudam de cor fica vermelho ou verde por exe: aparece *21 verde ou varios numeros em vermelho? O que isso pode ser ? e se influência nos torneios?

Cláudio disse...

gostaria de disponibilizar meu book?ele e bala

Thiago Ferreira disse...

Claudio, não entendi essa de copiar o torneio.

A cores verdes e vermelhas nos lances dizem respeito a que jogadas devem ou não ser feitas em jogos em que Tournament Book esteja marcado em Book Options.

Pode disponibilizar seu book, sim.

Abraço.

Cláudio disse...

Então pelo que entendi o que estiver em vermelho "Tournament Book " seria uma jogada ruim, analisada no torneio , então pode ser melhorada no "analise infinite" e substituir no book?

Cláudio disse...

estou falando isso na base do livro friz que baixei.

Thiago Ferreira disse...

Não necessariamente um lance ruim. Alguns bookmakers já botam o vermelho no primeiro lanca.
Por exemplo:
1.e4 verde
2.d4 vermelho

Mas d4 é ruim? Precisa ser analisado? Não. Mas o criador do book marcou como vermelho.

O vermelho pode ou não representar um movimento ruim.

Mas quando você estiver analisando suas partidas perdidas e encontrar o lance ruim, pode marcar de vermelho.

Valeu.

Thiago Ferreira disse...

Corrigindo:

1.e4 verde
1*.d4 vermelho

Ou seja, duas opções de primeiro lance.

Luan disse...

Cara, eu já li "Criando seu Opening Book" aqui do seu blog, entre outras postagens, procurei no google, revirei o Fritz13 todo e não consegui adicionar um movimento no meu book. Eu já sei qual movimento quero adicionar mas não consigo colocar no book. Por favor me ajuda!!

Thiago Ferreira disse...

Fala, Luan!

Informações como esta, você só consegue aqui, amigo.

Para adicionar um movimento ao book, você precisa habilitar a função "Allow Move Adding". Para isto, você clica com o botão direito do mouse na janela do book (aquela onde aparecem os lances) e marca a opção.
Depois de habilitado, faça a jogada que deseja adicionar COM O MOUSE. Pronto, a jogada será inserida no seu book.

Valeu.

Luan disse...

Caramba mano, eu até habilitado essa opção, mas não procedia dessa forma que você disse, por isso não dava certo, mas agora deu, muito obrigado cara, agora todos jogos que eu perder vou salvar a PGN e analizar lance por lance com Infinite Analysis, e assim modificar o lance errado e colocar o certo, pois um bom book é crucial numa partida de pouco tempo, como as de 5 minutos que costumo jogar muito.

Vou começar a tunar o book Atlantis 9.7, este book é muito bom.

Parabéns pelo blog que a muito tempo eu acompanho e recomendo!

Abraço.

Thiago Ferreira disse...

Valeu, parceiro.

Estou à disposição.

Abraço.

Luan disse...

Cara, estou com um problema, depois de muita procura na internet, sem sucesso, estou aqui novamente recorrendo a sua generosa solidariedade para me ajudar nessa questão, é o seguinte:

Sabendo-se da extrema importância de um bom book, eu resolvi fazer uma coisa, com um bom processador e muito tempo disponível, eu baixei o book "HS-Masterbook 4.0" e comecei a analisar em "Infinite Analysis" lance por lance e assim tunando o book marcando de verde as melhores jogadas. Depois de muito tempo fazendo isso, cheguei a conclusão que este book além de muito grande, existe muitas jogadas fracas, eu poderia criar um book do zero e começar um "limpo", mas desanima só de pensar o tempo que gastei tunando o HS-Masterbook 4.0, então pensei, será que tem como deletar do book todos lances que não forem verdes? ou criar um novo e importar do book só os lances verdes?

Eu preciso de fazer isso porque uso o Fritz 13 só pra tunar/editar book, o programa que uso pra jogar é o "Houdini Aquarium" por causa da ferramenta SandBox, mas nesta ferramenta não tem como configurar as opções do book para jogar os movimentos verdes.

Por favor, me dá uma luz aí..

Parabéns pelo blog;

Desde já obrigado.

Thiago Ferreira disse...

Luan,

primeiramente faz uma cópia do book. Com a cópia, você pode fazer os testes de deletar os movimentos e as árvores destes movimentos. Eu nunca testei, mas você pode fazer.

Se você clica exatamente em cima do lance, lá no book, aparece a opção "delete move" e "delete subtree)".

Vai fazendo os testes e vê no que dá.

Valeu.

Luan disse...

Eu já tentei isso, quando deleta a subtree, deleta todas sub-linhas provenientes desta linha de movimento, vai junto até as linhas verdes! =\


podia ter como criar um book novo e importar só os lances verdes de um outro book, mas não consegui isso.

O jeito é ir tunando essa porcaria de HS-Masterbook 4.0 mesmo, é um livro gigante e cheio de jogadas fracas, deve ser antigo.

Valeu aí!! Abraço.

Thiago Ferreira disse...

Cara, tuna outro book. Existem tantos books bons por aí.

Outra coisa, não adianta tunar todas as jogadas do book. Vai jogando e analisando as derrotas. Escolhe uma linha principal e tuna ela.

Valeu.

Luan disse...

Cara, acho que vou começar um book do zero. o Infinite Analysis aqui demora cerca de 4 minutos pra ficar 100%, porém ele continua funcionando, como se não tivesse terminado de achar a melhor jogada, você entende isso? vlw

Thiago Ferreira disse...

Como você sabe que está 100%?
Acho que você está confundindo.

Se o book que você baixou é fraco, baixa outro e tuna ele.

Valeu.

Luan disse...

Quando sai do book eu deixo em Infitine Analisys, que enquanto calcula a melhor jogada vai aparecendo a porcentagem do lado, quando chega em 90% a porcentagem informada muda pra cor amarela, quando chega 100% ele continua calculando como se não tivesse terminado, mas se já está 100% não deveria parar de calcular? valeu.

Thiago Ferreira disse...

Luan, o que muda é a profundidade. O engine continua indo mais fundo. Observe o Depth.

Luan disse...

Sim, o Depth continua trabalhando, tipo... é que eu pensava que quando aquela porcentagem chegava a 100% já tinha encontrado o melhor lance, mas se deixar continua trabalhando e mudando a qualidade de cada movimento. pra chegar a 100% ele calcula uns 25 depth, será que já é o suficiente ou tá pouco? abraço!

Thiago Ferreira disse...

25 é suficiente.

Luan disse...

cara, venho novamente recorrer a sua ajuda, ainda é sobre a questão de tunar o book. Quando vou importar jogos PGN para o meu book, aparece uma janela de opções, assim como no tutorial em espanhol que você indicou aqui. Eu queria entender o significado dessas opções, já que no tutorial não foi claro.

Tem: "Partidas" (entendido); "Longitude absoluta" e "Longitude relativa", e embaixo uma caixa pra digitar o número, e por fim uma caixa de seleção "Incluir variantes" que também não sei como que seria.

Se eu tento importar jogos selecionando longitude absoluta eu pensava que adicionaria todos jogos, mas não é assim, pois está submetido ao número na caixa de Longitude relativa, se colocar zero, não adiciona nenhum movimento, ainda que tenha selecionado longitude absoluta, então qual a diferença de absoluta e relativa? o que seria exatamente esse número na caixa abaixo? E a opção de "incluir variantes" o que muda?


Desde já parabéns pelo grande trabalho no blog e muito obrigado!

Abraço.

Thiago Ferreira disse...

"Longitude" não tem nenhuma relação com a quantidade de jogos que você vai importar. A quantidade de jogos é mostrada em na primeira opção "Games".

Em "Lenght" você escolhe quantos lances daqueles jogos deseja que sejam adicionados. Por exemplo: vc está adicionando um jogo com 100 lances, mas vc só quer que entrem os primeiros 50, então vc coloca 50 na caixa de diálogo.

Absolute Lengh: Importa o número de lances que você escolher, independente de ser comum ou não aquela abertura.

ECO-relative Lenght: Importa jogos com as variações relativas ao código ECO da abertura que está sendo feito no jogo. Adicionando com esta opção, o livro fica menos profundo já que só entrarão as jogadas relativas à ECO.

Include Variations: Inclui as anotações feitas em uma partida. Não interfere no jogo.

Valeu.