segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Configurações Básicas do Fritz 12



Olá galera, eu sou o Thiago Silva. No flyordie eu sou ThiagoSF.
Resolvi escrever esse simples tutorial pra tentar ajudar as pessoas que baixaram o Deep Fritz 12 e que podem estar tendo alguma dificuldade na sua instalação e/ou configuração.


Vamos começar pela instalação, já que muitas pessoas dizem que não sabem o que fazer com o arquivo Fritz12.ISO que é baixado. Bom, primeiro você precisa baixar o programa PowerISO ou algum semelhante. Aqui usei o PowerISO, ok? O mesmo pode ser baixado Clicando Aqui - Arquivo com Serial.
Depois de instalar o PowerISO a sua imagem do Fritz12 ficará assim:




Clique no ícone com botão direito, siga
PowerISO >> Montar imagem para a unidade [E:]
Depois disso vá em Meu Computador. A imagem aparecerá lá como se o DVD do Fritz12 estivesse no seu drive de DVD-ROM. É neste drive que você irá clicar duas vezes, como mostra a imagem abaixo:





Nesta tela, clique em Install. Siga os passos de instalação e aguarde que o Fritz seja completamente instalado no seu computador.

Na primeira vez em que você executar o Fritz12 aparecerá algumas mensagens. Uma pede o Serial, a outra solicidta que você insira um CD. Bom, no caso do Serial apenas pressione Esc ou clique em OK. Quando ele solicitar o CD você tem duas opções: 1-cancelar e seguir com o jogo, ou 2-montar novamente a imagem com PowerISO, informar a letra correspondente a unidade montada no campo onde aparece "D" e nunca mais ver esta janela. Eu fiz isso, montei a imagem, coloquei a letra E (que foi onde a minha imagem foi montada), cliquei em OK e pronto, nunca mais apareceu.





Depois é só clicar na primeira opção e entrar no jogo.
Esta foi a parte sobre a Instalação do programa. Qualquer dúvida entre em contato. Siga lendo o tutorial para aprender as configurações básicas.

Agora vamos falar das configurações básicas do programa. A primeira coisa que mudaremos será a língua, que no caso do Fritz12 é o alemão. O melhor que podemos fazer é mudar para o Inglês. Veja a imagem.



Como notaram o menu e todo o resto é todo em alemão. Para mudar isso podemos clicar na “bolinha” verde no canto superior esquerdo e clicar em Optionen, ou apenas pressionar as teclas Ctrl + Alt + O.


Na janela que aparecer, procure a aba Design e clique na aba que está do seu lado direito, veja a figura para entender melhor:






Baixe as duas listas que contém a palavra Deutshc e selecione English. Seleciona também a opção Alle. Clique em Ok, o programa irá ser reiniciado, desta vez traduzido em inglês.

Na tela principal do programa temos as seguintes abas: Home, Insert, Board, Training, Analysis, Engine e View.
Para mudar as formas de jogo vamos na aba Home e escolher a opção Blitz Game. Aqui você pode escolher o tempo do seu jogo como queira.




Outra opção importante é a mudança do book. Do lado direito do programa existem três abas: Notation, Score Sheet e Openings Book. Clique em Openings Book e vamos mudar o book. A tela seguinte mostra o que aparece nesta aba. Clique com o botão direito do mouse m uma área “limpa” e depois em Close Book File.


Em baixo da árvore, no canto esquerdo superior da aba, é onde fica o nome do book que está sendo usado pelo programa. Na imagem o Fritz12.ctg.
Depois de clicar na opção de fechar o book, aparecerá um botão com o a frase “Load Book”, clique neste botão. Abrirá uma janela direcionando você para suas pastas. Vá na pasta conde você salvou o seu book e o carregue. Veja a imagem a seguir:



A pasta que o Fritz12 usa para os books que vem com o programa está em: Meus Documentos/Chessbase/Books.
Já carregamos o book, agora vamos otimizar as suas opções. Para tanto pressione a tecla F4 e clique em Optimize.








Depois de configurado o Book, vamos aprender a escolher a Engine. Pressione a tecla F3 para carregar esta opção.

Esta é a lista de Engines que vem instalada no Fritz12, escolha uma e OK. Em Hastable size coloque a memória RAM que está disponível para a Engine. O programa vai, automaticamente, escolher o valor de acordo com a configuração o seu computador. Caso queira aumentar, não abuse, pois você corre o risco de travar o programa.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato.

Abraço e até a próxima.

Por ThiagoSF

28 comentários:

Unknown disse...

amigo sua boa vontade tem nota 1.000 , mas sua explicação é truncada e não seconsegue fazer o que vc. ensina .
a impressão que vc. pulou algumas partes .
abraços
antonio oliveira

Thiago Ferreira disse...

Caro Antonio, muito obrigado por visitar o blog e deixar sua opinião, ela é muito importante para melhorar a nossa proposta.

Muitas pessoas já utilizaram esse tutorial e conseguiram configurar o Fritz12 através dele.

Vou deixar um e-mail para que vc possa enviar suas dúvidas. Vou fazer o possível para ser o mais claro possível na minha explicação.

Me envie um e-mail no elsevechess@gmail.com

Aguardo o seu contato. Espero poder ajudar.

Obrigado pela visita e volte sempre.

Atenciosamente,

Thiago Silva

Pub das Ilusões disse...

como eu faço pra salvar os jogos no meu programa, para que ele se torne mais forte. Isso aumenta a potência do programa mesmo?

Thiago Ferreira disse...

Caro Jader, irei fazer um tutorial simples demostrando como eu faço. Tentarei postar o tutorial até o final de semana, blz? O tempo anda apertado pra mim.

Abraço.

Pub das Ilusões disse...

certo, brigadão cara!

victor disse...

ola maigo,
olha eu n consegui abrir o antimaster 13 nem mesmo com o programa que vc me indicou 7-zip, ele continua dando o mesmo aviso, arquivo desconhecido ou danificado. Até já formatei o meu pc pra ver se era defeito de conflito com outro programa. Você poderia me ajudar nisso ou então me indica outro book pra pretas com um formato de extenção rar.

Thiago Ferreira disse...

victor

Você já tentou baixar o book novamente?

Como você baixou o 7z e mesmo assim deu erro, o problema deve ser com o arquivo mesmo. Baixe o book novamente.

Verifique a versão do seu Winrar. A que uso é a 3.93. Procure uma versão recente. E tente com o 7z mais uma vez.

victor disse...

joguei com uma menina no flyordie, e ela conseguia parar o marcador de tempo em seu favar, todas as vezes que eu jogara e passava o tempo pra ela demorava muito para começar a contar. Você sabe o que ela poderia tá usando e como funciona? e mais uma duvida porque meus pontos ficam diminuindo, todas as vezes em que entro no site diminue 2 pontos ao dia, porque e tem como evitar isso?

Thiago Ferreira disse...

Meu caro amigo, victor, sua amiguinha é uma "cheater" (trapaceira)...
Algumas pessoas conseguem fazer isso, eles burlam o sistema do flyordie e vencem usando esses truques. Acontece que as pessoas que fazerm isso podem ser banidas do site. Quando isso acontecer, vá na info do jogador, clique em "report abuse" e selecione a opção "desonestidade". Os moderadores irão analisar e ele será banida.

Quanto aos pontos, eles diminuem mesmo. É pra incentivar o jogador a estar sempre jogando. Quando vc passa dos 700 ou 800 pontos eles diminuem não 2, mas 4.

Abraço.

neemias disse...

tiago manda o link da atualização do flitz 12 para meu imail amigo agradeço ninopalmeirense2009@hotmail.com

neemias disse...

amigo tiago as engine aqui estava travando então fui nessa opçaõ F3 desmarquei a opção permanent brain e funcionou parou de travar a questão é se não sei se isso diminuir a força do programa o que você me diz disso amigo espero sua resposta.

Thiago Ferreira disse...

"Permanent brain" deve ficar marcado.

Aqui no blog eu postei um tutorial ensinando como resolver o problema do travamento de engine.

Você já procurou?

Valeu.

neemias disse...

sim mais aqui uso xp acho que o que você postou era pra o windons 7?

Thiago Ferreira disse...

neemias, é a mesma coisa no XP. A única diferença é que no Windows 7 aparece uma tela azul com algumas opções e no XP não aparece. O restante é tudo igual. É só baixar a prioridade do processo da engine sempre que for jogar e fica tudo resolvido.

Valeu.

Roberta disse...

thiago amigo vc sabe o link onde eu posso baixar os ENDGAMES se souber agradeço muito a ajuda.

Thiago Ferreira disse...

Vou postar os links ainda essa semana, ok Roberta?

neemias disse...

Também quero esse arquivo thiago já a 2 meses estou a sua procura pesquisando se puder mandar por imail ou post ai será legal são mais de 70 arquivos ouvir falar fica super forte a engine .

Thiago Ferreira disse...

Como prometido, os links para as endgames:

Gaviota para Houdini:
http://www.olympuschess.com/egtb/gaviota/

Nalimov para Rybka:
http://tablebase.sesse.net/

Essas são as principais.

Valeu.

victor disse...

como consigo tunar um book??? vc pode me ajudar??

Thiago Ferreira disse...

victor, aqui no blog tem tutorial a respeiro e muito comentário tirando duvidas. Dá uma lida.

Abraço.

kurtdoterror disse...

amigo.meu fritz nao veio com essa lista ampla de engines...o q eu faço

Thiago Ferreira disse...

Baixar as engines que deseja usar e adicionao ao prog.

Valeu.

victor disse...

oi, olha eu n consigo de jeito nenhum abrir o book antimaster 13 xfx, tentei com o 7z mas ele pede a senha mesmo assim, se vc souber ou tiver como pegar a senha por favor me diz.
é que já usei esse book e acho ele o maximo. consegui a senha uma vez na net, mas já tentei de todas as fomas e n tive a mesma sorte.

victor disse...

amigo eu já coloquei esta senha, mas abre uma caixa de mensagem que diz: " O arquivo esta em formato desconhecido ou danificado. Você saberia como me ajudar??

Thiago Ferreira disse...

victor, eu baixei o book e testei a senha. Funcionou perfeitamente. Baixa o arquivo novamente.

Valeu.

vengerov disse...

Caro Thiago:

Obrigado por disponibilizar esse tutorial, o qual de forma clara e precisa me ajudou a executar e configurar o Fritz. Quem achou sua explicação "truncada",é porque está ainda nos primeiros passos da informática.
Parbéns pelo blog.
Abraços!!!
Vengerov.

Thiago Ferreira disse...

Obrigado, amigo.

Abraço.

Cláudio disse...

" A pasta que o Fritz12 usa para os books que vem com o programa está em: Meus Documentos/Chessbase/Books.
Já carregamos o book, agora vamos otimizar as suas opções. Para tanto pressione a tecla F4 e clique em Optimize."


depois disso que vc fala no blog?

acho que faltou sala sobre as opçoes quando abre a janela do book optimize.
isso que eu queria que vc falasse mas detalhado . tem como?