sábado, 17 de dezembro de 2011

Engine Match no Rybka4

Fala pessoal, blz? Muita gente me perguntou sobre como fazer Engine Match no Rybka4. Aqui vai um rápido tutorial sobre o assunto. Lembrando que Engine Match é o recurso mais usado pra testarmos books.

Passo 1: Clique na aba Engine

Passo 2:  Clique em Engine Match ou pressione Ctrl + E.

Veja imagem:


Abrirá a seguinte imagem:


Note que temos duas partes: o painel esquerdo com Engine vs. Engine; White; Black; Time e Database; e o painel direito com as configurações referentes às opção da esquerda.

Vamos identificar essas opções:

Na primeira opção, Engine vs. Engine, temos:

Match title: Aqui você escolhe o nome com que os jogos realizados na Engine Match serão salvos.

Number of games: Aqui você configura quantos jogos serão realizados. Após a realização do número de partidas escolhidas, o programa pára o Engine Match.

Move Limit: Você escolhe quantos lances cada jogo terá. Ex: se escolher 30, cada cor fará 30 lances e o jogo será encerrado iniciando outro automaticamente, caso você tenha escolhido mais de um jogo em Number of games.

Permanent brain: Caso você queira que o programa estime a próxima jogada do adversário. Não indico deixar esta opção ligada no Engine Match.

Alternate colors: Deixando essa opção marcada, você fará como que os engines que estão jogando alternem as cores entre si. Uma partida de brancas, outra de negras.

Flip Board: Caso você queira que o tabuleiro gire após o término de cada partida.



Passo 3: Configurando os engines, books e outras opções que cada cor irá usar.

Começando pelas brancas -  White
Clique em Define para escolher o engine e book que as brancas usarão. Veja imagem:


Antes de mostrar a janela de configuração de engine e book, vamos entender o que significa Time increase (%). Essa opção adiciona uma porcentagem de tempo a mais para a cor que você quiser. Pra que serve isso? Caso você faça um Engine Match entre dois engines, sendo um mais forte que o outro, como por exemplo Houdini vs. Critter, então você poderá adicionar uma porcentagem a mais de tempo pra Critter afim de ver como ela se comporta tendo um tempo a mais que Houdini pra "pensar".

Após clicarmos em Define, abrirá e seguinte janela (lembrem que estamos configurando as brancas):

Entendo as informações:

Na janela de Engines você escolhe uma engine para as brancas.

Book choice: Clicando aqui você escolhe o book.

Book options: São as configurações do book.

Engine Parameters: Aqui você configura o engine. Se você modificar as configurações do engine, deixe essa caixa marcada.

Após configurar Engine e Book pra brancas, faça o mesmo pra negras. Para isso, selecione Black no painel esquerdo.

Passo 4: Configurando o Time Control.

Clique em Time, escolha se vai usar Blitz, Long Game ou Fixed depth e depois clique em Define.

Eu uso Blitz. Veja a janela de configuração:



Aqui é simples, basta escolher que tempo irá usar no Engine Match.

Pessoal, eu não modifico database, pois já uso o book em cada engine.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Qualquer coisa, deixem comentários, mandem e-mail. No que eu puder ajudar...

Abraço a todos e bons jogos.

Por maracatuu